-
Arquitetos: MAB3 Arquitetura
- Área: 500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
-
Fabricantes: Antiquários, BO CONCEPT, Boobam, Carbono Design, Estar Móveis, FK Group, Gustavo Bittencourt, Lattoog design, L´oeil, Tauna, Wooding
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma família, residente em São Paulo, composta por um casal e 4 filhos, que sonhava ter uma casa de campo para se refugiar aos finais de semana. O local escolhido, que leva o nome de Fazenda Boa Vista, trata-se de um condomínio que passou a ser conhecido após a hospedagem em visita aos amigos. De uma estrutura vazia à reformulação estabelecida pelo escritório MAB3 Arquitetura, no qual as arquitetas e sócias Marcela Muniz, Renata Adoni e Mariana Bilman preencheram os espaços, a partir do estilo atemporal, moderno, aconchegante, valorizando as texturas naturais e a integração alinhada ao paisagismo.
As mudanças na residência de 500m² foram a ampliação da cozinha e da suíte master, e a construção da área gourmet, sendo este ambiente um dos destaques do projeto. Anteriormente sem funcionalidade, ganhou cobertura em vidro e tecido, piso em pedra orgânica, marcenaria sob medida da churrasqueira e forno de pizza a qual foi desenhada de forma contínua de acordo com a fachada do imóvel. Outro ponto é o diálogo com a área externa, comunicando lazer com a inserção da piscina.
Dos desafios às escolhas: no segmento externo, madeira preta. Na parte interna, madeira cor de mel. Por se tratar de um condomínio, o desafio das arquitetas era atender as necessidades dos clientes, incorporar o estilo do escritório, mas sem modificar a arquitetura existente, uma vez que a casa seguia o padrão, em especial a fachada feita em madeira carbonizada preta. Para isso, alguns detalhes na cor preta foram introduzidos internamente para conexão de ambos, como a mesa de jantar e a estrutura metálica das cadeiras. A predominância de cores e materiais se dá pelos tons neutros, fibras naturais e pontos de verde unidos com a vegetação.
Inserida em um terreno de 3,5 mil m², as soluções que permitem a sustentabilidade do projeto estão na iluminação natural e zenital, devido a sua composição em vidro. A ventilação cruzada ocorre em toda a parte, os caixilhos das fachadas – quando abertos – proporcionam o encontro dos ambientes.
Em toda a residência, a personalização dos espaços ressoa no design da marcenaria. Encontra-se nos armários fixados na extensão do grande corredor para atender a função de armazenamento, o painel no living que funciona como parede para a divisão da cozinha, a marcenaria suspensa no home a fim de maximizar a proposta de uma vista limpa, além da customização no dormitório do filho de 7 anos que inclui três camas, escrivaninha e local para brinquedos.